domingo, 12 de março de 2023

Igual mas diferente

Adoro ler blog de quem saiu do Brasil. Me identifico com um monte de coisa e me sinto acompanhada nessa aventura que é morar fora da terra natal. 

Maaas ando me dando conta que minha situação é um pouco diferente. Geralmente, o pessoal sai para se estabelecer indefinidamente (ou talvez para sempre) em outro país. Já eu tenho prazo de validade em cada lugar. Além disso, trabalho com colegas brasileiros (se não todos, pelo menos alguns). Assim, tenho de fazer menos esforço para me adaptar. Se por um lado é mais simples (não diria que é fácil), por outro é uma experiência menos imersiva (embora também seja rica). 

Sim, no passado imaginei que me integraria onde quer que eu fosse. Mas, na prática, vou verificando que continuo uma grande introvertida (e o Leo também). Então, não sinto a necessidade de fazer um monte de amigos. Socializo no trabalho, de vez em quando saímos com colegas simpáticos e está muito bom. E recebemos amigos pré-existentes aqui em casa quando eles passam uns dias na Suíça, o que é ótimo! 

Em suma, meu esquema está sendo morar aqui, aproveitar muito, viajar bastante e aprender o que for possível. 

Observação importante: obviamente, a(s) língua(s) (alemão! Alemão suíço!) não ajuda(m) em nada. Talvez um idioma amigo me deixasse mais à vontade. De qualquer forma, não temam: testaremos essa tese nos próximos postos.  

2 comentários:

  1. Oi, Lud!
    Interessante esse ponto de vista.

    A maneira como penso sobre esse tema sofre muitas variações ao longo dos tempos. Às vezes, lamento que não conheço muita gente. Apesar de falar o idioma, fazer amizades requer certa exposição que eu, pessoa introvertida também, nem sempre estou a fim de fazer.
    Agora mesmo, depois de responder a quatro mensagens de amigas alemãs, fiquei pensando que aos poucos as amizades vão surgindo, mesmo que demorem mais do que demorariam no Brasil.
    Como brasileira, às vezes penso que estamos acostumadas com quantidade de amigos. Aqui, de certa forma, as amizades que se desenvolvem costumam ter uma ótima qualidade. :-)
    Hoje terminei minha radioterapia. Mais um mês e meio, terminarei o tratamento. Vou aí te visitar no verão.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ótima notícia, Rafa! E venha mesmo! É só avisar para eu reservar o quarto de hóspedes para vocês.

    Não tinha pensado na questão "quantidade de amigos" por esse ângulo que você levantou. Vai me ajudar a não me sentir antissocial! =D.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...