quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Caso da Bolsa

Estou planejando mais um passo na minha libertação: eliminar as bolsas.

Vamos falar a verdade, povo: a tal da bolsa é muito chata. Ela imobiliza um braço. Ela pesa no ombro. Ela tem de combinar com a roupa. Ela atiça os batedores de carteira. Concordo que ela tem lá sua utilidade, mas será mesmo necessária? Afinal, o Maridinho não usa bolsa e se vira muito bem. Ele põe chave, carteira e celular... nos bolsos! Por que diabos tanta roupa feminina não tem bolso? Será um lobby dos produtores de bolsas?

Concordo que algumas bolsas têm alças longas, que você pode cruzar no corpo, o que permite o uso das duas mãos. Mas são poucas. E concordo que dá para levar coisas importantes, como documentos grandes e remédios, na bolsa. Mas a gente não carrega documentos grandes e remédios o tempo todo, né? Então por que não usar a bolsa (de alças longas, que você pode cruzar no corpo, o que permite o uso das duas mãos) só quando necessário?

As mulheres gostam de bolsa, né? Porque é bonito. É enfeite. “Compõe”. E dá-lhe a gastar dinheiro em variadas bolsas, porque ter uma só não pode – “o que é que os outros vão dizer?” (Não tenho idéia do que os outros vão dizer. Que você só tem uma bolsa? Quem é essa pessoa que fica reparando em bolsas alheias? Get a life.). Ah, também não pode porque você precisa de uma bolsa específica para cada ocasião (óia os olhinhos do capitalismo brilhando).

Nesse fim-de-semana, fui a casamento e cinema sem bolsa. Foi fantástico. Me senti livre, leve e solta. É verdade que no casamento me aproveitei dos bolsos do terno do Maridinho, mas no cinema eu enfiei chaves, documento e dinheiro nos bolsos da calça jeans. Gostei tanto que eu estou querendo adotar.

Na minha atual bolsa gigante eu levo chaves, remédios diversos, celular, óculos escuros e caneta. Lá dentro também vai uma bolsinha com pasta e escova de dentes, base em pó, batom, brilho, lápis de olho, lixa e band-aid. Meu plano de ação é o seguinte: cortar um pedaço das cartelas de remédio e guardá-las na carteira; colocar nos bolsos a carteira, junto com o celular e as chaves; pôr no rosto os óculos escuros. As maquiagens e a lixa, que eu não uso mais, ficam em casa; o band-aid vai pra dentro da carteira; e a pasta e a escova de dentes eu deixo no trabalho, já que é lá que eu escovo os dentes depois do almoço mesmo.

E aí fico precisando só um guarda-roupa decente, com roupas que tenham... bolsos!

(Enquanto isso vou dar um jeito de arrumar uma bolsinha míni de alça longa que cruza no corpo.)

13 comentários:

  1. Ei, Lud!
    Adorei o novo blog.
    Sabia que eu só tenho uma bolsa? Pois é. Sempre tive sempre uma. Quando ela morre e se torna inutilizável, comprou (ou ganho) outra. Ninguém nunca reparou. Ou se reparou, não me falou. Bolsa pra festa eu uso a única que tem aqui em casa, que é da minha mãe e preta.
    Pra mim andar sem bolsa é complicado, porque levo chave e documento do carro, além da de casa, levo a caixinha da lente e colírio pra lente, um bloquinho e caneta, que é sempre útil...
    No entanto, quando roubaram a minha bolsa uns anos atrás, percebi que levava muita coisa nela e sabe o que mais diminui? Os itens na carteira. Agora ando só com dinheiro, um cartão e a carteira de motorista, que vale por todas.
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de bolsa, mas preciso. Ando com umas sacolas de pano que ganhei em congressos, sabe? Dessas que vem escrito congresso de tal, local e data. Eu preciso porque raramente saio sem dois itens básicos: um livro e uma garrafinha d'água. E isso não dá pra carregar no bolso! Inclusive, minhas roupas não têm bolso... Quando tá frio eu saio com um casacão e lá sim cabe a garrafinha d'água. Mas não o livro...
    Lud, vc vai ficar com TRÊS blogs?! Pensava que vc iria trazer os posts antigos do Lud&Leo pra cá. Pra gente poder acompanhar a sua metamorfose num lugar só.

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro sair sem bolsa de noite (vivo fazendo isso). Pro serviço, tenho que levar por enquanto, por causa de chaves, óculos de grau (que eu não fico usando normalmente) e carteira gordinha. Mas também é uma só!

    ResponderExcluir
  4. Ei Lud!
    Eu não posso nem pensar em ficar sem bolsa... como cada hora tenho que estar num lugar diferente, tenho que carregar minha bagulhada toda... carteira do carro e minha, colirio, remedios, espelho (caso a lente de contato saia do lugar), chave (não posso deixar no carro), carregador de celular, lenços de papel (alergia...), chaves... é muita coisa... rs... um bolso só não serve... rs Ah! E chocolate, claro....bjos, Chris

    ResponderExcluir
  5. Interessante... Sou homem e levo um monte de coisa também. Minha carteira é super grossa. Minhas chaves são inúmeras. Meu celular é dos antigos e portanto tijolo. E até hoje não tinha reparado que levo tudo para todos lugares sem bolsa. Meu recaregador de celular e coisas para lente (também uso) ficam no serviço. Tenho outro conjunto em casa. Acaba que "só" preciso levar a carteira, o celular e as chaves. E cabe tudo em bolso. Acho que roupa de homem deve ser maior :)
    Sem contar que posso levar muitas vezes as chaves e/ou carteira na mão mesmo. E nunca tentaram me roubar. Será que meus quase 2 metros ajudam a assustar os assaltantes?
    Mas confesso que adoro quando minha namorada usa bolsa. Aproveito para entupir com as minhas coisas. Será que daqui a pouca ela vai parar de usar e me obrigar a usar uma menbag?

    ResponderExcluir
  6. eu só tenho DUAS bolsas pra trabalhar e você e a dani vivem reclamando que elas estão feias/gastas/fora de moda! ufa, pelo menos você parou! =)

    e realmente, minhas roupas não comportam a quantidade absurda de coisas legais que eu carrego por aí - including, but not limited to, bloquinho, pelo menos duas canetas, prendendor de cabelo, mela-beiço, remédio, câmera, tocador de música, fone de ouvido... é divertido andar por aí de mudança =)

    ResponderExcluir
  7. Olha só a minha amiga Fê, prova viva que a minha tese funciona! Eu NUNCA reparei que ela só usava uma bolsa. E olha que eu era bem interessada em moda e geralmente prestava atenção em acessórios.

    Lola, realmente ficou parecendo que eu fiquei com três blogues. Na verdade vai ser só este aqui. Já fiz os acertos devidos!

    Dani,
    a carteira é gordinha porque tem muito dinheiro lá dentro? =D

    Chris,
    Não tenho a ilusão de que vou conseguir viajar com a bolsinha míni. Tem horas que um lugar pra carregar um monte de coisa é mesmo indispensável - e aí deixa de ser vaidade e vira utilidade, né?

    Anônimo,
    aproveite seus dias de uso da bolsa da namô, porque a manbag vem aí! =D

    Bela,
    não vou mais reclamar que as suas duas bolsas de trabalho estão fora de moda ou são feias. Ou (argh!) gastas.

    PS: esse negócio de respeitar as escolhas alheias, que o feminismo está me ensinando, está acabando comigo. Mas as pessoas ao meu redor estão ficando mais felizes.

    PS2: escolhas alheias INFORMADAS, tá?

    ResponderExcluir
  8. Então... Andei pensando sobre...

    Não abro mão da bolsa. Eu tenho que andar com escova e pasta de dente, absorvente, carteira, remédio, celular. Não há bolso que suporte. E quando vou sem bolsa, tenho a impressão de que meu documento, meu dinheiro e meu tudo vão cair dos bolsos minúsculos a qualquer instante.

    E pensando mais ainda... Sobre o fato dos homens serem mais livres sem bolsa, maquiagem, salto alto etc e tal, pensei no dia de hoje. Aqui em São Paulo está um calor absurdo, certamente mais de 30 graus... Um horror para quem vive na selva de pedra.

    Agora, pense comigo, durante essa semana vi meninas de saia, blusinha, shortinho etc e tal. Até em mulheres vestidas formalmente vi saias, blusinhas de alça, vestidos etc.

    Agora: não vi nenhum homem vestido de regata por aqui. E o pior: vi muitos vestidos de camisa de manga longa, gravata, sapato.

    Temos a possibilidade de estarmos vestidas formalmente no frio e no calor. E eles? Isto não é injusto?

    ResponderExcluir
  9. LUD, JÁ VISTE?

    http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1812048,00.html

    ACHO QUE VAIS GOSTAR!

    NO MAIS, COMO TENS SE VIRADO NOS QUESITOS ALIMENTAÇÃO E ESPORTE?

    NÃO FICAS NA VONTADE DE ELIMINAR ALGUNS SUPÉRFLUOS EM TAIS ÁREAS DE TUA VIDA TAMBÉM?


    ABS.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Isabella! Acho injusto,sim. E também acho uma babaquice o tal do terno/tailleur em país tropical. Mas, sinceramente, não está no topo da minha lista de preocupações o fato de que os cidadãos de primeira classe da nossa sociedade sintam um calorzinho de vez em quando... =)


    Oi, Amèlie! Adorei a matéria sobre como viver com apenas 100 coisas. Posso contar todos os meus livros como um item só - uma biblioteca?

    Quanto à alimentação e ao esporte, estou tentando internalizar que eles são importantes para a saúde, não para a aparência. Então eu como as minhas verduras e frutas e os meus chocolates também. Confesso que ando bem ocupada, então o esporte tem ficado meio de lado.

    Por eliminar supérfluos nessas áreas você quis dizer "cortar comilanças a mais" (talvez o terceiro chocolate seja desnecessário) ou "parar com as frescuras" (preciso de um relógio de precisão e um tênis de marca para caminhar)?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Lud, foi isto que eu quis perguntar mesmo.

    Até porque há tempos eu ando preocupada com meu consumismo. Não influenciada pelos seus posts, não. Mas com o excesso de $ que eu despendi nesta 'brincadeira'.

    Exemplo? fui a NY e só pra mim, trouxe 4 cremes da Victoria's Secrets. Mas não foi o episódio mais lamentável: depois de ler um post-de-beleza-de-qualquer-blog, saí voando atrás de um lápis de olho bege, que promete abrir o olhar de olhos pequenos!

    RIDÍCULO!

    Eu não tenho tanta pele para tanto creme. Quem se importa se o formato dos meus olhos são pequenos? São verdes e europeus, oras! (haha)

    Já determinei: estou elaborando uma lista de itens necessários!
    O lápis vai para o lixo, ou alguma amiga. Os creminhos, ficam, com a promessa de que serão usados exaustivamente. O resto, será descartado, na medida do possível.

    As questões alimentação/esporte vou ajustar, assim que der. Assim como escrever no meu blogue, e liberar acesso à leitura. =]

    Abs,
    Ada

    ResponderExcluir
  12. Lud, quanto eu acho que "nossa, ela pensa como eu", percebo que nada!, você tá há dez passos a frente! :) Acompanhar seu blog tá sendo completamente mind-blowing, obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Só descobri seu blog agora e estou encantada com o pouco que já vi.

    Sobre essa questão da bolsa, eu só tenho uma mochila de pano e uso com TUDO: do bar a faculdade ao estágio, e em festas vai tudo nos bolsos ou bolsa das amigas hehehe mas é sempre chave, documento, dinheiro.

    a minha mochila já foi reformada N vezes (sempre abre um buraco em algum lugar dela) e todo mundo me pergunta pq eu não compro uma nova... ai pq não precisa! minha mochila é de estimação, distribui o peso nas minhas costas e é begezinha, ou seja, vai com tudo. e mesmo sendo mochila vive leve... levo carteira, uma revistinha de palavras-cruzadas e uma sombrinha pqna... moro em Belém e aqui sombrinha serve pra sol e chuva, é item de primeira necessidade.

    e olha, é tão bom não se preocupar de ficar combinando, de só colocar a mochila nas costas e ir embora.

    me sinto super leve, livre pra interagir e muita gente já diz q essa mochila é a minha cara.

    qnts buracos ela abrir, qnts buracos eu vou remendar.

    parabéns pelo blog e pela jornada! :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...