sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Caso dos Espalhadores

Existem pessoas construtoras e pessoas espalhadoras (e tem também pessoas que não querem nada com a dureza, mas vamos deixá-las para uma análise posterior). Tanto as construtoras quanto as espalhadoras se preocupam em estudar, trabalhar e melhorar. Só que, enquanto as construtoras decidem um rumo e vão por ele, firmes, fortes e decididas, as espalhadoras saltitam aqui e acolá, mudam de idéia, de casa, de emprego e de interesses.

Tenho muitos amigos que são construtores. Acho que ser construtor deve ser muito bom: você tem um sentimento ótimo de propósito e de progresso. Os meus construtores estão bem de vida e de carreira. São bem-sucedidos e estão satisfeitos e me dão ótimos presentes.

Eu, feliz ou infelizmente, sou uma espalhadora (menos em relação ao Maridinho. E aos livros). Sempre achei que isso significava que eu não sabia o que eu queria da vida. Sempre tentei seguir o exemplo dos meus pais e irmãs construtoras. Só que não dava certo, claro. Eu sofria quando obedecia ao estilo de vida construtor (porque eu não sou uma construtora) e sofria quando não obedecia ao estilo de vida construtor (porque eu me sentia um alien).

Um dia, uma amiga me disse que ser espalhadora era uma característica minha, que eu tinha de assumi-la e de parar de mimimi. Fiquei em choque, depois neguei, aí passei pela depressão e pela ansiedade (fases clássicas do luto). Agora decidi assumir: sou espalhadora, sim – e daí?

Não é que eu não saiba o que eu quero da vida: eu sei, mas o que eu quero muda a cada conjunto de anos. Não é que eu não queira construir – eu quero, mas gravito em torno de várias edificações delicadas, não de um grande prédio imponente.

Sim, ser bem-sucedida como espalhadora é muito diferente de ser bem-sucedida como construtora. Sabendo disso, não me angustio mais. Aliás, acho até que sou uma espalhadora de grande sucesso.

6 comentários:

  1. Donde vc tirou que eu sou isso aí? Eu quero ser flanadora - não tem jeito não?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. hahaha flanadora! eu sou flanadora!
    se é isso que te deixa feliz, go for it! e não acho que sou construtora não. ou isso ou arranjei um jeito fantástico de construir espalhadamente =)

    ResponderExcluir
  3. Hehehe. Como eu é que inventei a classificação, eu é que decido quem é o quê!

    Inventem suas próprias =D.

    ResponderExcluir
  4. Acho que bvocê é bem certa do que quer e onde quer ir.... é raríssima a pessoa que realmente encontra o seu "norte" e segue... a maioria vai no "vai da valsa...".. eu quero mesmo é ser uma boa madame!!! rsrs... e ser flanadora, como a Dani disse... rs...

    Bjo,

    Chris

    ResponderExcluir
  5. fotos de roupinha indiana no blogue e no ork! =D

    ResponderExcluir
  6. Oi Ludmila!

    Conheci o seu blog pelo blog da Lola. E estou gostando muito!

    Tem por aí alguns links sobre isso de espalhadores e construtores ou é pura sabedoria de vida? Achei bacana e pós-moderno. E acalma umas angústias internas..!

    Beijao pra voce, continue escrevendo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...