sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Caso da Vantagem

Sim, eu também cresci escutando que ser bela era um direito/dever inerente às mulheres. E que esse direito/dever era perfeitamente alcançável com esforço e dedicação. E que era importante que minhas unhas estivessem feitas e minha pele uniforme e que eu fosse magra e andasse bem-vestida. Uma hora caiu a ficha: importante pra quem? Vantagem pra quem?

Para as indústrias dos cosméticos, da moda e da boa forma, claro. Para os homens, suponho, que convivem com seres mais bem-cuidados e cheirosinhos que eles. Para cada candidato do sexo masculino ao vestibular, a concursos e a promoções que não tem obrigação de ser belo e pode dedicar seu tempo, seu dinheiro e sua energia ao seu objetivo final.

Em suma, moças: sobramos. Eu acho bonito unha feita, salto alto e rosto maquiado? Acho, lindíssimo. Mas o que eu ganho com isso? Um ou dois elogios? Quer dizer que eu dependo tanto da opinião alheia? Auto-estima? Poxa, que auto-estima é essa que uma espinha na testa ou uma unha lascada destrói? Satisfação em criar beleza? Será que não dá para criar beleza de outra forma, não?

Não venham me dizer que o problema é o exagero. Os cuidados “básicos” de beleza feminina já são um exagero quando comparados com os cuidados básicos de beleza masculinos. Na hora do vamovê, pode ter certeza que nossos concorrentes no vestibular, no concurso ou da promoção não vão dar mole porque nós somos tão lindas e deixamos o mundo tão mais bonito com a nossa presença.

Então é isso: ficam nos dizendo que ser bela é maior vantagem, e não é. Não estou falando das belezas excepcionais que vão ser estrelas de cinema e modelos milionárias. Estou falando de nós, mulheres normais, com um monte de coisas a fazer e metas a alcançar. Estou falando da má utilização dos nossos recursos, intelectuais e financeiros. Estou falando de uma amiga que gastava muito dinheiro em roupa até descobrir que bom era viajar. De uma mulher que “investe” em jóias quando podia estar guardando para comprar um apartamento. Da minha família, que viajou para um casamento no interior: os homens ficaram se divertindo em um boteco a tarde toda, as mulheres se enfurnaram no salão. Acreditem, gente: não é vantagem.

17 comentários:

  1. Lud, já falei que teu blog precisa virar um livro? Então tô falando. Projeta aí.

    bjs
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito com suas opiniões, Lud...
    Acredito que beleza facilita algumas coisas tanto pra homens quanto pra mulheres, mas no caso das mulheres é uma faca de dois gumes...
    Um homem ser bonito é algo a mais, a mulher ser bonita é algo que é altamente cobrado e muitas vezes ainda se volta contra ela.
    Quantas vezes a gente não vê uma mulher conseguindo alguma coisa com esforço e alguém (muitas vezes um homem) tentar minizar essa conquista: ah, ela só conseguiu o emprego porque é bonita, não teve que se esforçar tanto...


    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Sempre concordo com seus posts, tenho várias amigas que gastam tempo e dinheiro tentando deixar os cabelos lisos enquanto meus amigos homens tiram a carteira de motorista e fazem cursos. Vc deve ter ouvido falar que o estilista Alexander Mcquen morreu, então q tal vc falar sobre estilistas, cirurgiões e cabeleleiros que ganham dinheiro as custas da insegurança das melheres enquanto eles são são super simples e não ligam tanto pra própria aparência?

    ResponderExcluir
  4. Taí uma grande verdade essa dos cuidados "básicos", que muitas vezes vem travestida de higiene.

    Laurinha tem toda a razão, já vi muita gente desmerecendo trabalho de uma mulher só por ela ser bonita. E fico possessa quando o ataque vem de outra mulher que se esforça tanto quanto e não percebe que está atacando o próprio trabalho também, afirmando que mulher só consegue vencer pela beleza e não pela capacidade.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, recebi um e-mail outro dia, desses que a galera encaminha no embalo sem refletir, que era uma historinha boba de uma mulher se queixando que, puxa, os homens deveriam pelo menos pagar a conta do jantar, já que a gente gasta um dinheirão pra ficar bonita e unha, e depilação, e calcinha de renda, e bla´, blá, blá, whiskas sachê.

    E pensei na lógica perversa que faz com que as mulheres se ofereçam como um produto para os homens, sabe. Caprichem na embalagem, esperem aprovação e tal. Os cuidados dos homens pra sair com uma mulher se resumem a barba (ou não, se os estilo for mais alternativo) e meias e cuecas limpas. Sim, normalmente eles precisam ter grana. Mas a grana deles é uma grana ativa, que toma as decisões, escolhe o restaurante e o motel. A grana das mulheres é a que serve para transformá-las numa versão animada de um vaso chinês.

    Dito isso, eu sou uma pessoa visual, do tipo que coleciona até embalagens fofinhas. Gosto da beleza. Gosto de procurar roupa para o marido e comprei um creminho pós barba para a pele dele ficar mais macia. Enfim, tem prazeres sensoriais ligados a estas práticas cosméticas que pra mim são muito caros: gosto da textura das minhas mãos macias depois do creminho, do cheiro do perfume após o banho, e mesmo do toque das minha pernas depois de raspá-las e hidratá-las (cera dói -e dor eu não topo).

    E como eu tenho muita noção do que eu topo e do que não topo, fico enlouquecida com este tipo de e-mail reclamando de como mulher sofre por ser obrigada a fazer tudo isso. Porque eu acho sim que dá pra resistir a uma série de coisas sem deixar de arranjar um emprego convencional ou um namorado. Não precisa romper com o sistema, não precisa abraçar o feminismo, mas custa um pouco de crítica? Eu sei, não deveria culpar as pessoas sabendo que há todo um sistema por trás, toda uma lavagem cerebral, mas eu me assusto mesmo com a falta de questionamento.

    ResponderExcluir
  6. Ah, sim. E a grana. Mais uma maneira de deixar as mulheres eternamente dependentes: inventa-se um monte de coisas pra que gastem dinheiro. Somando-se a isso o fato de ganharmos menos...

    ResponderExcluir
  7. E no mundo animal, o emperequetado é o macho, não a fêmea... Isso acontece com os pássaros, vários, mas o pavão é o exemplo mais marcante; também acontece com o leão, com os macacos e etc.

    Por que nós, mulheres, temos mania de complicar tudo?

    ResponderExcluir
  8. Lud,

    Lembrei de vc qdo vi isso http://juliapetit.com.br/home/casal-20/#comments

    E daí que a mulher tá morrendo de frio, se ela está bonita, né?!

    Vanessa

    ResponderExcluir
  9. Rita,
    puxa, obrigada. Quem sabe daqui a um tempo, depois de eu ter estudado e refletido mais?

    Laurinha,
    pois é, ainda tem isso! A beleza feminina é "valorizada" em certos círculos, mas em outros o povo diz: ah, é bonita, logo não pensa.

    ResponderExcluir
  10. Cynthia,
    é um ótimo tema para um post mesmo. E o tema inclui o fato de muitos homens barrigudinhos e carecas se sentirem no direito de sentenciar que a mulher tal precisa de academia, silicone e/ou dieta. Cara-de-pau, oi?

    Ashen Lady,
    esse papo de higiene é velhíssimo. Se pelos são anti-higiênicos, então os homens, que tendem a ter mais pelos e mais grosssos, é que deviam se preocupar em livrar deles, não?

    ResponderExcluir
  11. Iara,
    sim, a falta de questionamento é assustadora. E é por isso que a gente fica perturbando as pessoas, levantando questões que elas nem sabiam que existiam, né?
    Acho que você tocou no ponto da questão: os homens gastam seu dinheiro para alterar o mundo; as mulheres gastam o seu para alterar a si mesmas. Continuo achando: não é vantagem.

    Camilinha,
    nós, mulheres, complicamos as coisas, mas não é sozinhas, né? O resto da sociedade tá aí apoiando fortemente a complicação.

    ResponderExcluir
  12. Vanessa,
    nossa, o marido dela está superencasacado: terno, sobretudo, cachecol. Não é possível que ela não estivesse sentindo frio.
    A tirania da beleza beira a irracionalidade, não?

    ResponderExcluir
  13. eu ADORAVA essa blusinha de plush verde-limão. aliás blusinhas de plush altamente desconectadas da moda vigente sempre foram um hit no meu armário =)
    coisa que e pensei outro dia. às vezes tento explicar pras minhas amigas mulheres que a beleza e arrumação delas não tem relação nenhuma com o quanto elas vão 'se dar bem' na balada (se dar bem sendo ficar esperando algum ogro tentar fazer contato) porque a maioria dos homens não entende, não valoriza e provavelmente nem enxerga uma unha francesinha e um alongamento de cílios. mas elas se recusam a acreditar, e estou achando que é porque se adotarem a visão 'simplificada' dos homens vão ter que admitir que não tem NADA que possam fazer para garantir o sucesso na balada. E acho que isso é que as deixa inseguras - é tão mais fácil pensar que, se você estiver com a maquiagem certa, a roupa certa e o salto certo, vai sair 'vencedora' da batalha!
    Minha resposta pra essa questão você sabe - eu me acho a última coca do deserto e tenho certeza que quaisquer ogros que não quiserem nada comigo não têm nada na cabeça, logo me fazem um favor em ficarem longe. =)

    ResponderExcluir
  14. Mais irracional ainda, são comentários do tipo "mas seria um pecado colocar um casaco por cima de um vestido tão bonito". Como assim??? Cada absurdo!

    Vanessa

    ResponderExcluir
  15. Bela,
    acho que a beleza e a arrumação às vezes ficam misturadas com a própria personalidade das pessoas. E aí elas não querem abrir mão de jeito nenhuma!
    Eu não sei como me dar bem na balada, mas tive uma amiga que se dava superbem com os meninos. E o segredo dela é que... ela gostava dos meninos! Então ela conversava, sorria, elogiava e tal. Ela era bonitinha, mas seu sucesso vinha mesmo do entusiasmo.
    E concordo: ogros que não querem nada com você não têm nada na cabeça, então é melhor que fiquem longe mesmo.

    Vanessa,
    pois é! Será que não existem casaco bonito, não? Não, né, porque casaco esconde o corpo feminino, e o corpo é o que a mulher tem para mostrar. Afe.

    Dani,
    pra você também!

    ResponderExcluir
  16. Ótima reflexão!
    Que auto-estima é essa que cai com uma unha lascada? É, eu também não consigo entender isso...
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...