quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Caso das Unhas

Olha, eu acho que unhas feitas são lindas. Mas também acho que não faz sentido elas serem uma exigência em entrevistas de emprego ou contato com o público (para as mulheres, claro). Porque unhas não influem em nada na competência ou na eficácia da profissional.

 
O que não quer dizer que eu defenda as unhas compridas e sujas. Higiene pessoal, né? Se para os moços unhas curtinhas e limpas está bom, acho que para as moças está também.
 
Eu entendo que a gente esteja acostumado a ver, na televisão e nas revistas, representações de mulheres de sucesso com unhonas esmaltadas (de preferência em cores escuras, que dão mais trabalho ainda, já que qualquer lasquinha aparece). Mas, puxa, é uma daquelas coisas que não fazem sentido. É mais uma das exigências em relação à aparência das mulheres.
 
Então é isso: eu não faço as unhas, e também não ligo a mínima se fazem ou não.

11 comentários:

  1. Antes eu não fazia as unhas, mas me sentia ligeiramente culpada. Não mais. Agora eu assumo as minhas unhinhas curtas e belas sem esmalte mesmo. Só não joguei fora meus esmaltes (mas só os metidos a besta, de cores legais) porque pode ser que um dia me dê uma vontade louca de pintar a minha unha de roxo...

    ResponderExcluir
  2. E o pior de tudo é que a gente é CONDICIONADA a perceber unhas dos outros. Eu acabo reparando no esmalte alheio, nem que seja quando está lascado, ou umas unhas pintadas e outras não. Que horror da minha parte! (mas eu também reparo em unha de homem, e devo confessar achar uma cafonice homem de unha feita).

    ResponderExcluir
  3. Daninha,
    pois é, unha feita parece um sinal exterior de competência/sucesso. Mas nem é!
    Andei olhando umas fotos da Dilma e pelo que vi ela também não passa esmalte. Ora, se a possível futura presidenta não usa, eu é que não vou me sentir na obrigação de usar mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Oiê.
    Acho lindo unha feita. Faço quando dá. As minhas quebram muito se não pinto. Sei lá, pode ser outra coisa, mas quebram. Então pinto, mas como gosto, não me incomodo. Se não quero, não pinto. Se alguém repara, não reparo em quem repara, então tá ótimo. Ou seja, em se tratando de unha, sou feliz. Hehehe. Bjs
    Rita

    ResponderExcluir
  5. Eu faço as unhas só quando eu quero. Consegui desvincular a coisa de higiene x fazer as unhas na minha cabeça, e agora, quando resolvo passar alguma das minhas cores exóticas, é pura diversão. Na maior parte do tempo estou só com a unha curta e sem nada. Ou mesmo com esmalte antigo todo detonado, não vou sair correndo pra comprar um pote de acetona só pq um pedaço do esmalte lascou!E outra, só faço a unha em casa, sozinha, do jeito menos agressivo possível. Tenho meio nojinho de alguém fazendo minha unha, e acho meio estranha essa relação de poder entre cliente e manicure. Eu acho estranho pagar merreca pra fazer em público, rapidinho, uma coisa que eu considero tão particular.

    ResponderExcluir
  6. Como a colega aí encima, eu só faço quando quero. Acho bonito, mas quando eu tenho preguiça, desencano. E nunca reparo nas unhas alheias. Só me chama a atenção se eu gostei da cor do esmalte (geralmente escuro), ou se realmente a sujeira é muita.
    Concordo com a história de que a exigência por unhas esmaltadas em algumas funções é ridícula. Pra mim, cortou, lixou, tá limpa, ué?

    ResponderExcluir
  7. Eu estudo Nutrição e em algumas aulas é proibido estar de esmalte ou com unhas compridas.
    Tem que ver o drama das meninas para cortar as unhas, elas acham que vão ser menos mulheres por isso. É mole?! Tenho vontade de levar um exemplar do "Mito da Beleza" para cada uma delas. rsrs

    ResponderExcluir
  8. Apoiada, Lud!

    Na verdade eu nunca entendi pq algumas mulheres vinculam higiene com unha feita...=/ pq na minha cabeça, higiena das unhas é pegar uma escovinha e sabonete, e mandar ver na esfregação delas até que fiquem limpinhas...e NÃO mexer nas cutículas, não tirar nem um tico, pq elas nos protegem de infecções! Mas as mulheres são ensinadas a arrancar as coitadas, me dá uma dó ver as mulheres com "unhas recém feitas" e aquela parte dos dedos onde ficaria a cutícula toda vermelha e inchada...=/ (sei q tem manicures boas que não fazem isso, mas vale mesmo a pena correr o risco?)

    Sim, eu tb axo unha pintada mto bonito, e adoro pintar as minhas com cores doidas(lembro qdo era moda nos anos 90 "fabricar" os esmaltes com cargas de caneta bic, eu adorava!), mas sempre foi puramente pela diversão de ver pontos coloridos nas minhas mãos! Tb adoro homem de unha pintada, e pinto as do meu namorado(ele tb gosta e me pede, ok? ahaha num forço ele naum!) beeem coloridas, azul, rosa, dourado...! Sério mesmo, num vejo nada de mais...=)

    Enfim, é só mais um detalhe que nos mostra que a sociedade espera que as mulheres sejam bibelozinhos lindos e frágeis, facilmente "quebráveis"(a unha não pode lascar, então vc não pode, por exemplo, jogar basquete com as crianças presentes num churras no findi!), a chapinha/babyliss não pode ser desmanchado, então vc num pode sair na chuva, espere um homem salvador trazer um guarda chuva pra vc! Com salto alto é difícil correr, etc...essas coisas são AMARRAS - se forem vistas como obrigações femininas - tirando a obrigação e exclusividade dessa obrigação ser feminina, acho que deixam de ser amarras...=)

    Nossa, falei demais, adoro me empolgar nesses assuntos...=D

    bjo Lud!

    ResponderExcluir
  9. Fique escandalizada com este post!
    Ainda hoje eu falei com uma das meninas do Mendigo Chic e comentei que odiava posts sobre esmaltes.
    Como é chato isso, as meninas postando novidades que são nada mais que variações bestas e achando o máximo pagar um leve assalto por um esmalte Chanel.
    Estou em correria no trabalho e curtindo meu tempo livre intensamente com meu irmão pequeno, além de 1000 coisas pessoais, nunca fiquei tanto tempo sem fazer as unhas e ainda sim me sinto tão ... ótima. Foi bom perceber o quanto isso não faz falta.
    Não fez nenhuma diferença na minha auto-estima.
    Profissionalmente então, nem se fala.

    Beijos

    Amo o blog

    ResponderExcluir
  10. A ultima vez que fiz as unhas foi a cerca de dez anos atras. E naquele dia, haviam cerca de quinze que nao fazia. So pintava quando crianca, quando minha mae fazia as unhas dela. Mas uma coisa vou falar, se pudesse pintaria bem mais frequentemente. Para quem tem crianca, unhas pintadas sao um evento! Ha dois anos atras resolvi pintar as unhas do pe em um ato de rebeldia contra a falta de tempo dedicada a mim mesma. Pintei elas de uma cor bem verao e meu filho enlouqueceu de encantamento. No dia seguinte pintou as unhas dos pes dele com a geleia de morango da sua danish no cafe da manha. Entao, no fim de semana passado, quando vi um amiguinho da minha sobrinha aniversariante super-meninao-travesso com as unhas dos pes pintadas de laranja, nao estranhei nem um pouco.

    ResponderExcluir
  11. Eu já tentei abandonar a ideia do largar cores, incluindo maquiagem, porque esmalte é maquiagem para a ponta dos dedos, né?

    Sentia-me culpada se pintava e também se não pintava. Há mais de meses voltei ao 'ritual', e a saúde das unhas melhorou muito, assim como o caso da RITA.
    Já fiz muita aula de laboratório na graduação anterior, e nenhuma das minhas colegas foi enjoada nesse aspecto.
    E também discordo 'na relação de poder entre manicure e cliente' que a ALE PICOLI comentou, tem mulher/homem por aí dependente dessa troca de favores num ideal de beleza incluso o consumo de serviços.

    Eu assumo que faço porque gosto de cores, muitas delas, qualquer uma, em qualquer estação. A moda é minha e eu faço o que eu quero, hehe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...