domingo, 22 de janeiro de 2023

Feliz da vida (ou très contente)

Estava eu resmungando que a biblioteca pública perto aqui de casa é 1) pequena; 2) toda em alemão (a audácia desses suíços!) e 3) cara (a assinatura de um ano custa 95 CHF, isto é, mais de quinhentos reais  70 CHF, isto é, uns 400 reais), quando o Leo, que é resolvedor de problemas, escutou e disse: não seja por isso. Bora se inscrever em uma biblioteca francesa. 

Fui investigar e descobri que Mulhouse, uma das cidades francesas mais próximas (menos de 2 horas de trem) tem uma bela rede de bibliotecas. Compramos passagens para o sábado seguinte e lá nos fomos. 

Chegando à Bibliothèque Grand'Rue, a maior delas, perguntei timidamente se eu podia me associar, já que eu moro em outro país. "Pas de souci!"(sem problema) respondeu alegremente a bibliotecária. Pediu para preencher uma ficha com meus dados e mostrar um comprovante de endereço. Paguei 20 euros e pronto, sou a mais nova inscrita no Réseau des Bibliothèques de Mulhouse. São sete bibliotecas pela cidade, eu posso pegar material em qualquer uma delas, SEM LIMITE de quantidade! O que salvou a Grand'Rue é que eu moro longe e livro pesa muito, porque senão eu sairia de lá com uma pilha enorme. Saí com uma pilha modesta.  

Isso quer dizer que voltarei daqui a quatro semanas para devolver tudo. O que não é problema, porque Mulhouse é um charme, e tem várias outras atrações: supermercados e restaurantes mais baratos do que na Suíça e uma loja da Picard, os melhores congelados do mundo. Nosso congelador é pequeno (saudades da geladeira duplex de Manila!), mas dá pra fazer um estoquinho. 





6 comentários:

  1. Oi Lud! Como francês é uma das línguas oficiais da Suica, você encontra acervo em francês em grande parte das bibliotecas públicas, mesmo em Zürich. Há esta publicacao online que lista o acervo em língua estrangeira de todas as bibliotecas públicas e bibliotecas de centros culturais de Zürich: https://www.stadt-zuerich.ch/content/dam/stzh/prd/Deutsch/Stadtentwicklung/Publikationen_und_Broschueren/Integrationsfoerderung/Neu_in_Zuerich/broschuere_fremdsprachige_medien.pdf . Se as bibliotecas públicas dai forem como as alemas, voce nao precisa nem se deslocar até as unidades mais distantes, é só pedir online para entregar o livro na biblioteca perto de você ou usar a oferta de e-books no seu leitor online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e a anuidade normal ai em Zürich custa 70 CHF e lhe dá direito a emprestar 25 livros ao mesmo tempo. 95 CHF é só se você quiser a anuidade plus, na qual você pode retirar 50 livros de uma vez. Nao que seja barata (para você comparar, anuidade das bibliotecas públicas aqui em Berlim custa EUR 10), mas 25 CHF já é alguma economia.

      Excluir
  2. Oi, Anon! Obrigada pelas dicas! Visitei de novo o site das bibliotecas públicas de Zurique (com menos má vontade, rs) e vi que você tem razão. Vou dar uma segunda chance pras Bibliotheken suíças.

    Mas é tão bom ter uma razão para voltar à França... ;-)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lud! Que maravilha de experiência! As bibliotecas francesas são excelentes. E que pena que a biblioteca pública de Zurique (ainda) não atendeu ao que você precisa. Eu adoro bibliotecas. Desde que fiz biblioteconomia, passei a comprar menos livros, a doar ou a vender os que tinha, a fazer os livros circularem. Eu sei que é uma escolha muito individual. Aqui na Alemanha, as bibliotecas também são muito boas. Também dá para pegar uma quantidade enorme de livros, o que não faço, pois não dou conta de ler, mesmo o prazo sendo de um mês, renovável. Em Heidelberg custa 20 euros por ano, o que acho bem razoável.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rafa! Entre as bibliotecas que conheci na Europa (incluindo Suíça, Espanha e Portugal), as francesas são as melhores: grandes, com muito material e muitas atividades para a comunidade.
    Durante o sabático, me desfiz de toda minha biblioteca em papel e fiquei só com o Kindle. Também prefiro pegar emprestado e fazer circular! Em Zurique, não resisti a fazer uma coleção com os que eu acho na biblioteca volante, mas provavelmente ela vai ficar para trás (na própria biblioteca volante!) da próxima vez que eu me mudar.
    Fico feliz em saber que na Alemanha as biblis também são muito boas. Meu problema com elas é o excesso de livros em alemão! =D

    ResponderExcluir
  5. Que cidade fofa! E que delícia viajar de trem pra outro país assim, pertinho! <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...