sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Mila em Manila

Queria falar de Manila e das Filipinas, mas tenho medo de sair bobagem. Me sinto muito protetora do país - que tem seus problemas e dificuldades, foi colonizado igual ao Brasil etc. etc. Uma hora vou servir em país europeu e aí tenho certeza que vou reclamar de um monte de coisa com tranquilidade. 

Os filipinos são adoráveis. Claro que estou generalizando, mas eles são gentis e amigáveis. Gostam: de estrangeiros. Não gostam: de dizer não. Então às vezes eles falam sim para não desagradar, mas não tem/não é/não vai rolar. 

Tenho a impressão que as Filipinas são o país mais ocidentalizado da Ásia. Primeiro veio a Espanha, de 1521 a 1898. Depois os Estados Unidos, de 1899 a 1946. O resultado é que mais 80% dos filipinos são católicos, e uma das línguas oficiais é o inglês. Isso facilita muito a vida: como diz o Leo, a gente não ofende ninguém inadvertidamente (como na Tailândia, onde não se deve tocar a cabeça das pessoas). Se ofendermos é porque queremos mesmo.

Até o momento não foi necessário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...