quinta-feira, 22 de abril de 2021

O vício

O Leo me convenceu a fazer uma lista dos livros que leio. Não ligo para produtividade nesse quesito, porque leio para me divertir (e refletir, e aprender), mas achei a ideia boa, principalmente para lembrar em que época eu estava explorando um ou outro assunto. 

Ontem estava atualizando a lista me bateu a curiosidade de checar quantos livros li em 2020. Para minha surpresa, foram muitos menos do que em 2019 (25%, para ser exata).  Achei esquisito. Em tese, na pandemia, não tive mais tempo para ler?

Não necessariamente: em abril de 2020, quando lockdowns e quarentenas ainda eram uma novidade, descobri o Twitter e os portais de notícia. Pronto, passei a gastar uma quantidade incrível de tempo na internet, naquela ilusão de que estava fazendo alguma coisa, mas na verdade só me frustrando com o que acontecia no mundo e, principalmente, no Brasil. Claro que foi muito importante me informar sobre a Covid-19 e tomar os devidos cuidados, mas isso não leva mais do que alguns minutos por dia. 

Então, mais uma vez, me despedirei do sugadouro das mídias sociais e tentarei usar meu tempo de maneiras mais agradáveis e estimulantes. Um cochilinho, por exemplo, sempre cai bem. 

8 comentários:

  1. Oi, Lud! Você usa o Skoob? Gosto demais e costumo dizer que é a única rede social que tenho conta e faço uso constante! :)

    Esse ano, eu consegui voltar a ler direito (2018 acho que foi meu pior ano de leitura na vida, mas né, 2018!!); abandonei de vez as [outras] redes sociais e notícias e estou lendo ficção como se o mundo estivesse acabando (hahaha, desculpa). Assinei o Kindle Unlimited e direto compro e-books; dá-lhe romancezinho com final feliz!! Nem policial, que era meu gênero preferido, eu tenho lido muito, pois too much perto da realidade.

    Tenho uma amiga leitora que tá tentando voltar também porque a pandemia acabou com ela mentalmente. Ela não consegue se concentrar direito e a gente faz umas leituras conjuntas de vez em quando. Cada um está tentando lidar do se jeito, né? Eu sempre me refugiei nos livros e me espantei porque durante uns meses, no ano passado, nem isso eu conseguia fazer.

    Mas bem, tá aí mais uma ideia pra post: você pode vir falar das suas leituras!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea! Vou investigar esse Skoob. Já ouvi falar, e se você diz que é bom, eu confio.

    De vez em quando falo de livros por aqui, quando descubro uma ideia especialmente interessante. Talvez seja uma boa hora para indicar alguns que gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Lud! Adorei a sugestão da Andréa e faço coro. Vou adorar saber quais seus livros preferidos

      Excluir
    2. Oi, Kátia! Bom saber ;-).

      Excluir
  3. Oi Lud! Seria muito legal se vc compartilhasse suas leituras conosco. Estou sempre aqui no seu blog e gosto bastante. Ah, uma dica: atualizei recentemente o app do kindle no meu celular e sincronizei com o meu kindle. Agora aparecem várias informações legais como número de livros lidos no ano, semanas e dias seguidos de leitura e outros. Achei jóia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carolline! Obrigada pela dica. Eu não tenho o app do Kindle no celular porque estou sempre agarrada no próprio Kindle, rs. Aliás, às vezes eu esqueço o celular pra trás, mas não esqueço o Kindle...

    ResponderExcluir
  5. oi Lud,

    Falar dos livros, ótima ideia. Eu também gostaria de dicas de livros que você gostou. Eu li a saga do Harry Potter esse ano, foi muito bom. Comecei porque vi os filmes com a minha filha e ela quis ler, daí fui na carona. Nunca imaginei que eu iria gostar. Livros onde o mal é derrotado é tudo que eu estou precisando. Li um livrinho pequeno também chamado Minha Vida de Menina, que é um diário de uma menina de Diamantina que se passa em 1894. Fiquei curiosa sobre ele porque quando li as cartas da Elizabeth Bishop ela se referia à tradução desse livro para o inglês e dos encontros que teve com a então senhora que escreveu o livro. Isso na década de 50. Aliás, nesse livro da Elizabeth Bishop tem uns trechos que ela poderia ter escrito semana passada, de tão atuais que são. Literatura serve para isso também, para a gente perceber que as coisas são meio circulares, que o que parece moderno agora às vezes já estava sendo discutido há mais de 100 anos.

    ResponderExcluir
  6. Não acredito que te reencontrei. Coisa boa ler blog, Meu Deus. Desativei para sempre facebook faz uns dois anos, e agora desativei de forma temporária instagram, e espero que futuramente seja para sempre tb. Eu realmente estava perdendo muito tempo e outra, instagram de rede social não tem nada, virou um catálogo de anúncios, vai de coach a maquiagem. Enchi o saco de tanta informação. Estou me reconectando com blogs que gostava de ler, com meus livros, estudos e o próprio ócio. Vou ler tudo por aqui! Grande abraço Lud!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...