Uma vez, quando éramos ambos crianças, um primo me perguntou:
"Você prefere ser menina ou menino?"
Nem pisquei para responder:
"Prefiro ser menina. Porque eu posso usar saia e short, e você só pode usar short."
Fui bastante literal, mas hoje eu vejo toda uma sabedoria nessa resposta. O que eu estava dizendo, e isso vale até hoje, é a mulheres podem experimentar um número muito maior de vivências do que os homens.
Não que ser mulher não tenha seus problemas. Ô, se tem. Mas, enquanto as mulheres, aos trancos e barrancos, foram ocupando (ainda que devagar, ainda que minimamente) praticamente todas as áreas consideradas masculinas, o contrário praticamente não ocorreu. A razão me parece óbvia: o campo "feminino" (cuidar, educar, alimentar, gerenciar emoções) é considerado menos importante. Causa e consequência desse fato: são atividades não remuneradas.
(Obs: a OIT calcula que o trabalho de cuidado não-assalariado corresponde a 10 trilhões de dólares por ano, ou 13% do PIB mundial.)
Hoje as mulheres podem usar calças. Por que os homens não podem usar saia?
Esses números explicam bem o porquê da nossa sexualidade ser tão controlada...
ResponderExcluirMuito bom esse tema leva a gente à pensar em outras questões também como o esmalte já vi alguns posts sobre homens usando esmalte porque não? Essa ditadura que pra ser feminina a mulher tem que usar esmalte, batom etc se até o brinco se estendeu aos homens pq não esses dois cosméticos isto é se for a sua vontade. Hoje penso que nós mulheres temos que ter liberdade pra usar o que desejar sem ser vista como desleixada. Estou em busca dessa liberdade deixei esmalte e maquiagem de lado, no máximo um batom ou brilho labial, mas sinto que a sociedade ainda é muito cruel com as mulheres principalmente as próprias mulheres umas com as outras.
ResponderExcluirOi, Lud,
ResponderExcluirboa reflexäo. Beijo
Rafa