domingo, 9 de junho de 2019

Eu sou da América do Sul

Em abril e maio, passamos 5 semanas passeando pela América do Sul: Buenos Aires, Montevidéu, Colônia do Sacramento, Punta del Este, Bariloche, Puerto Varas, Santiago, Lima e Machu Picchu.

Nos esbaldamos no doce de leite e nos alfajores na Argentina e no Uruguai; na comidinha temperada peruana; nos hambúrgueres e batatas fritas, universais; e no vinho em todo lugar (menos no Peru). Pegamos uns táxis. Ficamos em bons apartamentos e hotéis. Vimos paisagens lindas.

Dito isso, como confessar sem parecer uma esnobe horrível que achei as capitais muito parecidas com as brasileiras e, consequentemente, meio sem graça? Há belos lagos, montanhas e vulcões, as pessoas foram muito gentis e adorei Machu Picchu, mas sinto que passei um bocado de tempo caminhando em ruas do centro das cidades do Brasil. Talvez a culpa seja nossa mania de andar pra tudo quanto é lado, o que nos fez enfrentar trânsito, barulho e poluição. O calorão que sentimos, bem além da previsão meteorológica, também não ajudou. E não é que eu tenha ido despreparada: li guias de viagens, passeei em blogs e assisti a videos. Mas, na hora do vamovê, faltou o encanto do diferente.

No fim das contas, agora entendo porque tantos colegas de trabalho só querem servir aqui pelos países vizinhos. É tudo bem semelhante, inclusive a língua.  Para quem não é fã do exótico, é o ideal.

O mimimi não quer dizer que jamais aceitarei um posto na América do Sul. De repente, daqui a dez ou doze anos, eu ache que ficar tão perto do Brasil (em todos os sentidos) seja um vantajão.

* * *

Estou vendo as fotos da viagem e adorando tudo. É engraçado como fotos são um versão editada da realidade: não tem carro buzinando, calçadas lotadas, calorão.

2 comentários:

  1. A sensação de estranhamento é mesmo muito importante numa viagem... Mas em outras viagens pela América do Sul, dá pra ir descobrindo as diferenças - em como todo mundo parece carregar um pote de mate e água quente, em como ocupam praças e espaços públicos (aqui qualquer jardim bonito tem uma cerca)... acho divertido comparar as diferenças mesmo quando elas são menos evidentes ;)
    Porque viajar é sempre bom!

    ResponderExcluir
  2. Lud compartilha as fotos com a gente

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...