sábado, 5 de dezembro de 2009

O Caso da Viagem no Brasil

Para minha grande alegria e imensa satisfação, sexta-feira foi o último dia de batente antes de três semanas de férias (até o Natal). Ueba! Eu gosto de trabalhar e gosto do salário que recebo, mas também acho que pausas eventuais são tudo de bom.

Pela primeira vez desde o final de 2005, meu último dia de trabalho não significou correr para casa, fechar as malas, ir para BH e embarcar no dia seguinte. Dessa vez a minha viagem não vai ser para outro país: vai ser no Brasil mesmo. Em minha mente! (Vocês já viram o filme chinês em que os guerreiros lutavam "em suas mentes"? Pois então!)

Estou equipadíssima (dessa vez não me preocupei com malas reduzidas): tenho "História do Brasil" do Boris Fausto, "Casa Grande & Senzala" do Gilberto Freyre, "Raízes do Brasil" do Sérgio Buarque de Holanda (pai do Chico!), "Formação Econômica do Brasil", do Celso Furtado e outros livros seminais que o correio está trazendo. Ah, e um atlas escolar, que comprei no supermercado por 12 reais.

Estou me divertindo pacas. É muito interessante retomar a história do Brasil com olhos de adulta, com mais senso crítico e mais conhecimento de mundo. Os fatos deixam de ser acontecimentos isolados e passam a peças de um complexo quebra-cabeça. (Embora, claro, meu cérebro de editora de "Contigo!" grave preferencialmente as fofoquinhas, como D. Pedro I ter sido pai de 18 filhos.)

Também descobri que, apesar de ser formada em duas graduações da área de Humanas, meus conhecimentos em História e Geografia são bem mequetrefes. Será que as provas abertas do vestibular da UFMG não eram tão difíceis assim ou eu é que esqueci tudo?

4 comentários:

  1. Depois me empresta o Casa Grande? Eu sempre quis ler...
    Um beijo que eu vou pra praia (com chuva, mas vou) =D
    Dani

    ResponderExcluir
  2. que bacana, lud!
    e sobre as provas abertas da ufmg - me pergunte qquer coisa de química e vai ver que não sei mais nada. e olha que fiz estonteantes 98% na 2a etapa =)
    (já matemática, eu lembro de quase tudo, menos de uma coisa que odeio e nem faço questão de lembrar - logaritmos!)

    ResponderExcluir
  3. ah, que legal, voce eh historiadora? esses livros sao obrigatorios em qualquer curso de historia que se preze nesse pais. e eu comuma super vergonha admito que nao li ainda nenhum do começo ao fim (e me formei em historia) :{

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luci! Não sou historiadora, não - sou formada em Direito e Jornalismo. Você tem outros livros megaótimos de História do Brasil para recomendar?
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...