quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Caso da Infantilização

Já li em mais de uma revista que os cabelos louros fazem tanto sucesso porque muitas crianças nascem de cabelo claro, que escurece depois. Logo, a lourice seria um sinal de juventude. (Nem vamos discutir o fato de que o fato só deve ser verdadeiro para europeus não-ibéricos e descendentes. Na maior parte do Brasil acho que não acontece muito.)

Rigorosamente falando, cabelo louro, nesse contexto, não é bem sinal de juventude, né? É sinal de infância mesmo, ou no máximo de pré-adolescência. Aí fiquei pensando como muitos dos rituais de embelezamento aos quais a mulher atual submete seu corpo, ao fim e ao cabo, servem para torná-la semelhante a uma criança.

A depilação deixa pernas, axilas e virilha totalmente livre de pelos – isso quando não elimina os pelos púbicos também, o que parece que está na moda. Os hidratantes fazem a pele do corpo ficar fina e macia. Os ácidos e vitaminas exterminam rugas, manchas e marcas de expressão. A maquiagem deixa a pele do rosto uniforme, aumenta os olhos, alonga os cílios, colore os lábios. A tintura esconde os fios brancos e os condicionadores deixam os cabelos sedosos.

Uma ou outra coisa seria inofensivo. Tudo junto fica meio assustador.

10 comentários:

  1. Chocada com essa constatação. Tenho 35 anos e vários cabelos brancos, já sinto a pressão por pintar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vc já tinha me falado, e eu ainda náo tinha me tocado - é mesmo.
    As coisas são muito doidas. Enquanto se exige das mulheres adultas que cada vez mais elas se pareçam com crianças (e sejam tão dependentes quanto, óbvio), das crianças femininas se espera que se embonequem como adultas - e não brinquem em conseqüência, lógico, já que a bricadeira amassa a roupa, e estraga o cabelo: que exerçam papel de adultas, oras.
    Eu já estou achando que quero só menines!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. a propagacao de que ficar loura remete à juventude é historia da caronchinha de revistas e megaindustra de cosmeticos pra vender mais tinta: todo mundo sabe que quanto mais fios brancos surgem, mais facil eh disfarcar-los se a cabelereira eh loura.
    VIde as atrizes da globo, que nao "envelhecem", mas "enlourecem" com o passar dos anos, mesmo aquelas q permaneceram morenas a vida toda.

    Seu blog eh uma fofura.

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso é meio bizarro e ligeiramente pedófilo. O pior é q é tudo mto popular.

    ResponderExcluir
  5. Remover os pelos púbicos é uma coisa que me deixa intrigada, qual é o objetivo, parecer que é uma menininha de 8 anos? Para quê?

    Ilka

    ResponderExcluir
  6. Ludmila> não deixe de visitar o site da The Economist.

    O debate da quinzena é sobre "This house believes that women in the developed world have never had it so good." Agree or disagree?

    http://www.economist.com/debate/overview/163?source=most_commented

    Marco.

    ResponderExcluir
  7. Klaudioca,
    Güenta firme aí. O cabelo é seu, oras. Ou melhor: pinta se você achar que é mais negócio, mas não porque estão te enchendo a paciência.
    Nessas horas eu acho que cabelo curto é uma vantagem, muito explorada pelos homens: "ó, meu cabelo tá branco, é verdade, mas tem corte, o que quer dizer que eu vou no barbeiro/salão, que eu me importo com a minha aparência.

    Daninha,
    menines é o que há! Porque os avós, a escola, a tevê já vão falar muito na cabeças das crianças que elas devem ser assim ou assado. Aí pelo menos em casa elas vão ter liberdade para ser o que quiserem.
    E o caso das meninas-projeto-de-mulher é realmente um horror. Acho que a idéia é transformá-las em enfeites de uma vez, enquanto elas são novinhas e não tem senso crítico. Porque aí, quando elas viram mulheres, ela acham muito "natural" continuar com esse comportamento.

    ResponderExcluir
  8. Ana Flavia,
    não é que é mesmo? E obrigada!

    Flavia,
    é bizarro mesmo. E o povo está tão acostumado que nem se dá conta...

    Ilka,
    pois é! Eu também não entendo. Sem falar que deve doer uma barbaridade. E como disse a Flavia, parece um troço ligeiramente pedófilo, né não?

    ResponderExcluir
  9. Marquito,
    fui lá na The Economist.
    a pergunta é meio capciosa. O fato das mulheres nos países desenvolvidos nunca terem estado em melhor situação (até aí eu meio que concordo) não quer dizer que não haja muito a melhorar!

    ResponderExcluir
  10. Acho que depilar a virilha é uma questão de higiene tanto quanto depilar debaixo dos braços. Sempre peço ao meu namorado para ter esse mesmo cuidado. Não há nada de sexista nisso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...