domingo, 21 de março de 2021

Guia minimalista de beleza, parte I

1) Dê-se conta de que você pode ser bonita, mas você não precisa ser bonita. Você é um ser humano; isso basta. 

2) Pense nos seus objetivos de vida e no tempo/dinheiro/energia que você dedica a eles. Talvez seja uma questão de reorganizá-los? Se eu cuidasse mais da minha beleza, teria menos tempo para tirar sonequinhas, por exemplo. Um dos seus objetivos de vida é ser bela? Volte ao número 1. 

3) Reflita sobre o que as exigências ditas femininas te impedem de fazer, como correr atrás do ônibus (salto), pular na piscina sem pensar duas vezes (escova), digitar ou escrever furiosamente (unhas); mover-se com conforto (o modelito não deixa). 

4) Deixe de acompanhar moda e maquiagem em mídias sociais e revistas. Tente destreinar o olhar, tão acostumado a padrões de beleza uniformes (e que, coincidentemente, dão dinheiro para tantas empresas). Faça uma lista de mulheres que você admira por razões outras que a aparência. 

5) (Opcional) Mude-se para longe de sua família. 

Essa é base teórica do guia minimalista de beleza. A parte prática vem no próximo post. 

10 comentários:

  1. Lud,

    Essa ultima é ótima. As outras eu faço também. Mulher não é objeto, que nasceu para ser enfeite. Isso tá tão entranhado na maior parte das mulheres que elas se submetem as coisas mais absurdas para ser "bonitas".

    Abraço, Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu tive de passar por toda uma desconstrução.

      Excluir
  2. É verdade Daniela isso que venho me dando conta a parte positiva pra mim é que as mulheres da minha família não são nada vaidosas e não ligam pra aparência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito legal - ter exemplos na vida real do que você pode ser.

      Excluir
  3. Oi, Lud! Ia comentar no post passado, mas como já saiu esse... Conheci seu blog justamente nos posts sobre minimalismo. Acho que eu estava no surto do estilo de vida e consumindo tudo sobre o assunto. Li demais o Zen Habits também.

    Eu sou uma pessoa que queria ser bonita, mas sou preguiçosa demais pra isso. E aí a gente cai na questão: ser bonita PRA QUÊ? O que vai melhorar na minha vida? E ninguém nunca consegue responder. "Aaaah, mas voce vai se sentir melhor com você mesma, vai melhorar sua autoestima!!". Sabe o que melhoraria minha autoestima? DINHEIROOO! E é o que ser bonita justamente te leva, pois impossível ser bonita sem gasto.

    (Mood revolts hoje, hahaha.)


    Beijos!!


    PS: deixa eu indicar aqui um dos textos que me fez pensar demais sobre beleza e sempre recorro a ele quando tenho umas recaídas:


    https://www.alinevalek.com.br/blog/2013/07/esteticamente-incorreta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto excelente, Andrea! Obrigada pela indicação. Também tenho recaídas. É uma luta constante.

      Também acho que bom é ter dinheiro e tomar as próprias decisões. "Ser bonita", inclusive, é uma maneira de direcionar a ambição das mulheres para... a beleza.

      Beijos!

      Excluir
  4. Amei!! E amo a forma sucinta como você escreve... Se eu quisesse falar a mesma coisa, usaria no mínimo umas 40 linhas... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, não sai de primeira! Eu escrevo um monte, apago, escrevo de novo...

      Excluir
  5. Penso e ajo exatamente assim. Durante anos tentei manter minhas unhas compridas e pintadas. Mas o ato de pintá-las era tão chato, e depois ter que passar a semana tomando cuidado pra não descascar o esmalte e talz... Vi que o preço que eu estava pagando não valia a pena, e desisti. Hoje tudo que eu tenho de cuidados com unhas é um alicate de unhas; mantenho elas curtas e limpas. Acho lindo quem tem unhas compridas e pintadas sempre, mas não estou a fim de pagar o preço pra isso.
    Mesma coisa com pele... Uma amiga minha gasta um dinheirão em produtos, tem a rotina de cuidados e vai mensalmente ao dermatologista. Tem uma pele maravilhosa. E sei que com o passar do tempo a pele dela vai constrastar cada vez mais com a minha... Eu bem que gostaria de chegar aos 60 com rostinho de 40, mas sinceramente, os cuidados diários demandados também são um preço caro demais pra mim. Acho ótimo que ela cuide da sua pele, já que pra ela é algo tão sério. Mas também acho ótimo eu não ter os mesmos cuidados que ela. Já estou preparada pra aceitar minhas ruguinhas quando começarem a surgir.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Anne. Para mim, cuidados de beleza em geral são bastante aborrecidos. Acho que cada um deve fazer o que bem entender - mas com consciência, né? Não no automático.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...