quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Caso da Beleza

Eu sou uma pessoa visual. Cores, formas e harmonias me interessam profundamente. E tenho respeito e admiração pela beleza.

Mas um dia comecei a questionar a máxima "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Porque ela se refere especificamente à beleza feminina. O criador da frase, Vinícius de Moraes, era um cara feio: gordo, careca, enrugado. Ainda assim, ele queria que as mulheres fossem belas, que lhe dessem prazer visual.

Pô, sacanagem, né? As moças ficam lá fazendo dieta, unha, cabelo e maquiagem. E o Vivi, o que faz? Faz poesia.

Prefiro fazer poesia.

* * *

Ok, não tenho talento para poesia. O que eu quero dizer é que o dito do "Poetinha" (interpretem o diminutivo como quiserem), que virou lugar comum, coloca as mulheres na posição de objeto, valorizado pela aparência e só. O problema (um deles) é que a beleza física passa rápido, né, gente? Fica no máximo registrada em um quadro ou uma foto. E quem fez o quadro, ou a foto, é que vai pra posteridade.

* * *

Como eu dizia, eu sou defensora da beleza. Mas, poxa, existe beleza em tantos lugares. Fico pensando: se as mulheres fossem liberadas dos cuidados diários com cutículas, pelos e pontas duplas, será que não teríamos (mais) um monte de cientistas, artistas e pensadoras por aí?

* * *

Sim, eu entendo que a maneira que a pessoa se apresenta é um jeito de se expressar. Mas, cá pra nós, o guarda-roupa masculino é bem mais limitado, né? E nem por isso vejo os moços reclamando que tem dificuldade em dizer a que vieram.

* * *

Ok, leitora, eu entendo: você é linda, fashion, maquiada, inteligentíssima e bem-sucedida. Então que tal, da próxima vez que você comprar um batom Chanel por mais de cem reais, doar a mesma quantia para uma fundação que defenda os direitos das mulheres ou para uma candidata cuja plataforma lhe agrade? Aí você vai estar fazendo do mundo um lugar mais bonito E melhor.

8 comentários:

  1. MIL PONTOS para seu post, bonita!

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando esse blog, nossa!
    Eu amo o "Poetinha" de paixão, mas toda vez que me lembro dessa barbaridade que ele disse, dá vontade de ressuscitá-lo só pra meter-lhe uns tapas nas fuças. Tem o contexto histórico da coisa, TEM. Não é desculpa, mas tem.
    O que não tem desculpa mesmo é a gente, as filhas (ou irmãs) da revolução, das mulheres que queimaram os sutiãs e exigiram espaço, a gente apertar de novo as fitas do espartilho e virar boneca do tipo objeto-de-consumo, conscientemente. O que me dá aflição é ver que tem MUITA mulher seguindo nesse caminho. Sabe? Como vc, não sou nada contra beleza, estética, mas existe um abismo entre GOSTAR disso e VIVER PRA ISSO.
    Queria tanto ser livre.

    ResponderExcluir
  3. E tem uma porcaria de uma música do "Poetinha" que é a mais detestável de todas, que fala que "mulher tem que ser só perdão". Vai $#@%¨$#%¨%, viu!
    Eu ainda acho que essa história de preocupação com a beleza é justamente uma preocupação que nos impuseram pra gente não dominar o mundo. E que dá vontade de sacudir um povo que só pensa nisso, dá!

    ResponderExcluir
  4. Lud,

    Adoraria saber sugestões de entidades SÉRIAS que defendam os direitos das mulheres. Você tem alguma sugestão pra dar?

    ResponderExcluir
  5. faço coro com a roberta. eu topo o desafio da doação quando eu perder a cabeça na sephora (apesar de que não tenho mais fé que isso vá acontecer muitas vezes)

    ResponderExcluir
  6. Jux,
    brigada!

    Laetitia,
    morri de rir com o "uns tapas nas fuças". Concordo que tem o contexto histórico, mas é que tenho visto tanto artigo e propaganda citando esse versinho, sabe? Como verdade fundamental. Me irrita profundamente.

    Ashen Lady,
    brigada também!

    ResponderExcluir
  7. Dani,
    é isso mesmo: uma maneira de dominação. A mensagem da sociedade é: sua primeira obrigação é ser bonita, e cuidado pra não quebrar a unha quando você for fazer alguma coisa no tempo que sobrar.

    Roberta e Sarah,
    olha, eu tô pesquisando. Assim que eu descobrir ponho aqui no blogue.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...