sábado, 18 de setembro de 2010

O Caso dos Pelos (Mais Um)

(Antes de mais nada: não, depilação não é sinônimo de higiene. Banho é sinônimo de higiene. Os namorados e maridos não tiram os pelos da perna, tiram? E olha que os pelos masculinos costumam ser mais grossos e cerrados do que os femininos. Como não vejo as moças com nojinho dos rapazes, dispenso chiliques nos comentários, se me fazem favor.)

Então: lá em Fabri estava fazendo um frio danado e eu estava cultivando alegremente os pelos da perna. Aqui é um calor sem noção e infelizmente eu não evoluí o suficiente para desafiar as convenções sociais nesse ponto específico.

Bati em um salão arrumadinho perto de casa. Preço pra depilar metade da perninha: mais que o dobro do que lá no interior (é Brasília mostrando os dentes). Sinto muito, não vai rolar.

Aí fui pra internet em busca de alternativas. Pois bem: existem ceras depilatórias auto-aplicativas, aparelhinhos que arrancam os pelos pela raiz, e depilações duradouras (laser ou luz pulsada). Fiquei até tentada pela última opção, porque descobri uma rede aqui na cidade a preços módicos, mas acho que, por questões ideológicas, não quero remover meus pelos para sempre. E se eu ainda estiver viva quando a igualdade feminina realmente chegar? Eu vou ser a bobona de canelas peladas? Não, obrigada.

Quebrei um pouco a cabeça, mas uma das conclusões a que eu cheguei sobre o assunto "aparência feminina" é que não quero perder tempo com isso. Em outras palavras, fazer uma lista no Excel sobre prós e contras, enquanto o Maridinho vê seriados na sala, é justamente o que pretendo evitar. Decidi comprar o extrator de pelos mecânico (provavelmente inventado pela Santa Inquisição na Idade Média) e pronto.

Agora vou torcer pra demorar bastante a chegar.

12 comentários:

  1. Adorei o post! Pois é, como eu não tenho nenhuma reação à lâmina (nada de pelo encravado, nem irritações, por exemplo), fico com ela pq é rápido, barato e permite não perder tempo pensando no assunto. E também tenho andado beeeem bissexta com isso, viu? E eu acho bem libertador levar a coisa de um jeito leve. Acho que a gente nem precisa resistir bravamente à imposição. Só não dar muita bola pra ela mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Esse argumento de que depilação feminina é higiene me dá uma preguiça...um dia desses o assunto surgiu em uma conversa suscitada pela Playboy dos anos 80 com a Claudia Ohana, éramos 2 homens e 2 mulheres, todos abaixo dos 30 anos. Pois bem, os 3 afirmavam que mulher com pelos era nojento porque é uma questão de higiene, enquanto eu insistia que era uma mera questão estética. Perguntei porque os homens não precisavam se depilar, se afinal é tudo uma questão de higiene, e sabe qual foi a resposta? Ah, homem é diferente?
    Vi que não iríamos chegar a lugar nenhum e desisti, continuando sem entender porque meus pelos são considerados nojentos e os dos homens são apenas pelos.

    O que mais me impressionou, além desse conceito descabido de higiene, foi o fato de serem todos tão jovens e com uma mente tão fechada. A garota chegou a dizer: coitados dos homens naquela época.

    Ilka

    ResponderExcluir
  3. a coisa é complicada mesmo! na minha teoria, todo mundo deveria poder fazer tudo: as mulheres poderiam não depilar, e os homens poderiam depilar. daí, depila quem quer, quem acha bonito (porque eu acho bonito inclusive pra homem :), e acho um saco a obrigação).

    ResponderExcluir
  4. Eu cansei de gastar meu $$$ em salões e comprei uma maquininha de cera roll on, já que a gilette acaba com a minha pele. Mas a cera depois de um tempo também começou a me encravar os pelos, então eu (que trabalho num lugar formal, sempre de calça) resolvi dar um descanso e só depilo quando está calor e quero por as pernas pra fora. No meio tempo passo um blondor pra disfarçar e isso já está fazendo os pelos desaparecerem, já que sou bem clarinha...
    O namorido às vezes fala pra depilar, mas quando eu retruco falando para ele ir na frente a coisa cai no esquecimento...kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de mencionar que quando passo o blondor às vezes vou pra rua com a perna cabeluda de fora e até agora ninguém me censurou ou olhou feito. Lógico que não é o mesmo que sair andando com a perna natural de verdade (mesmo sendo loira meus pelos são escuros), mas já é um caminho, não?

    ResponderExcluir
  6. Ei Lud!

    Bem... essa questão de cultivar pelos pra mim não se trata de uma questão feminista ou machista ou sei la o que... acho que é questão de gosto mesmo.... eu DESTESTO pelos. DETESTO! Em mim, em homens, no macaco, no leão, no bicho de pelucia.... pra mim eu me mergulhava num tanque de cera até o pescoço e arrancava tudo....rs.. e o Toni Ramos então? Quer coisa pior do que aquela gola rolê de pelos que ele usa??? irrrrcccc....

    Bjinho,

    chris

    ResponderExcluir
  7. Uns meses atrás eu tinha decidido parar de depilar as pernas também. Mas aí notei que estava passando mais tempo pensando e defendendo a minha posição do que relaxando, que era a idéia original. No primeiro mês, pensei: passei 20 anos fazendo isso, é natural que eu me sinta um pouco desconfortável no começo. No segundo mês, idem. No terceiro, notei que ainda passava muito tempo brigando com isso. Agora resolvi fazer o seguinte: só depilo quando dá vontade. E isso significa ficar dois, três meses sem cortar os pelos. Ou seja, na prática eu continuo "não me depilando". Mas pelo menos não fico mais na defensiva o tempo todo.

    ResponderExcluir
  8. Aê Lud, que legal!! =D

    Outro dia comentei com a minha mãe que na Europa a maioria das mulheres NÃO se depilam e ela ficou meio chocada de início, mas logo passou a entender o porque estou achando minhas axilas "ao natural" bonitas...é simplismente a referência que a gente tem né, se até em propaganda de veet a mulher depila as pernas JÁ SEM PELOS (WTF?), é claro que jamais acharemos bonitos mulheres com pelos enquanto nos centrarmos no senso comum...

    E eu gosto dos meus pelos das pernas não mto compridos, então num sei o q fazer...passo aquela maquininha de raspar cabelo? Acho q vou testar...

    Tb espero pelo dia da igualdade de direitos em que todxs sairemos nas ruas como quisermos sermos tachadxs de nada por isso! =D

    ResponderExcluir
  9. Ludmila, eu li quase todo o seu blog e o antigo também, fiquei observando a sua evolução de pensamento.
    Me lembrou da Becky Bloom, já leu esse livro?
    Você durante uma época estava ficando como ela. Aí de repente ficou como a irmã dela que aparece no quarto livro e fazia contraponto ao consumismo da Becky.
    Vim parar no seu blog por causa do De Chanel na Laje. Foi legal ver você se questionando de coisas que também me fazem pensar. Também preciso me desapegar dessas coisas de aparência e dar prioridade à coisas mais importantes na vida.
    Parabéns pela sua capacidade de reflexão. Eu no seu lugar dificilmente faria o mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Ai, Lud, boa sorte para você!
    Eu tenho o tal "aparelho de tortura medieval portátil", que "arranca os pelos pela raiz", e já o aposentei...
    É incongruente, mas eu prefiro pagar para ser torturada do que me autoflagelar, sabe...
    Queria muito que voltasse o tempo das pernas naturais, mas vou confessar tampouco eu estou tão à frente de meu tempo para desafiar as convenções sociais e sair com a canela peluda.
    A definitiva eu fiz na axila, pq estava manchando com cera, e tenho alergia à lâmina. Dói, mas vale a pena. Na perna, por enquanto, vai na cera msm...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Mulher brasileira sofre demais. Não entendo, mas tudo que é tortura aparece aqui. Um conhecido morou na Itália e voltou contando (com nojinho) sobre as mulheres peludas de lá. Ok, elas tb não eram muito chegadas em banho, mas aí é outra história... nem tanto ao mar, nem tanto à terra, né?

    Olha, eu odeio me depilar pq a minha pele é super sensível e fica toda empelotada depois... seja com cera, seja com gilete... eu decidi só raspar os pelos (da perna e da axila) quando for usar alguma roupa que evidencie essas partes do corpo... pq, nossa, não aguento. Meu namorado já reclamou, mas, poxa, eu tb não gosto de ser espetada pela barba dele, no entanto ele diz que não raspa o rosto pelo mesmo motivo que eu - tem alergia. Depois de alguma discussão, ficamos em pé de igualdade.

    Ah, sinceramente, se eu descobrisse quem inventou essas besteiras femininas... será que foi alguma portuguesa que invejou as índias que (naturalmente) não têm pelos? Poxa vida. Coisa mais chata do mundo. Queria tanto estar de bem com meus pelos, minha sobrancelha, meu cabelo desgrenhado, minha cara limpa. Mas aí vem um FDP e diz "nossa, como vc é relaxada"... sendo que o mesmo FDP anda peludo, de sobrancelha imensa, cabelo curtinho que não precisa de cuidados e cara limpa... pode??

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a leitora que afirmou em outras palavras que liberdade é o melhor.
    Li numa revista uma opinião de leitor dizendo que virilha totalmente depilada está fora de moda.
    Deveríamos optar pela depilação ou não pelo bem estar pessoal, não para ser modernete.
    Bacana que se depila por que quer ou deixa de fazer isso por entender que isto não trasnforma nenhuma mulher em homem e sente-se bem assim.
    Particularmente, associo a depilação da virilha à uma melhor condição de higiene, sbretudo nos dias de fluxo.
    Muito bom o comentario da Ale.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...