segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Choque de cultura

Não, não estou falando do programa com os maiores nomes do transporte alternativo, mas do fenômeno que atinge quem muda de país. Também é conhecido como choque cultural e o quadro abaixo, como fases da adaptação cultural (ou curva do expatriado). 


A teoria é que nos primeiros meses é só alegria e a felicidade chega lá no alto. Depois, a pessoa começa a ver os defeitos do novo lar: fica rabugenta e passa a reclamar de tudo, além de comparar com o país natal (ou anterior). Na terceira fase ela vai se adaptando. Na quarta, se ajusta à nova realidade, e o nível de satisfação sobe novamente. 

Pra mim foi um pouco diferente. A crise (de ansiedade) bateu assim que cheguei. Quando melhorei, começou a pandemia, avacalhando a curva e atrapalhando a adaptação. De qualquer forma, foi um período muito interessante. Tédio não passei: a cada dia uma aventura!

E tem o fato de a estada nas Filipinas ser temporária, o que é uma vantagem grande. Dois anos e meio uma hora passam, como de fato passaram. Isso ajuda a gente a focar no que é legal e não ligar muito para o que não é. 

Estou curiosa para ver como vai ser a minha experiência na Suíça. É um país mais bem-estruturado e mais próximo do Brasil, tanto geográfica quanto culturalmente. Por outro lado, as expectativas são bem altas.  

Não percam as cenas dos próximos capítulos. 

* * * 

O Leo comentou que acha as Filipinas mais parecidas culturalmente com o Brasil do que a Suíça: também foram colonizados por país latino, são majoritariamente cristãos, são muito influenciados pelos Estados Unidos, sofrem com a corrupção e democracia é recente. Já eu estava pensando em termos de Oriente/Ocidente, relações com a China e senso de comunidade. 

Veremos que tem razão. 

3 comentários:

  1. Querida Lud, espero que esteja melhor do resfriado/tosse.

    Considero esse gráfico bem próximo da realidade, apesar de ter conhecido vários estrangeiros que parece ter ficado na parte da comparacao/reclamacao. Eu tenho momentos difíceis, em que questiono tudo, mas no geral acho que já cheguei na parte em que a satisfacao aumenta novamente. Em dezembro, completei quatro anos aqui.

    Tomara que tua adaptacao no novo país seja fácil. Eu nao conheco a Suíca e tenho poucas referências. Ouco que tudo por lá é supercaro. Curiosa para saber quem, no final das contas, estava certo na comparacao. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa! Estou melhor, sim. Quase 100%.

      Parece que tem gente que só gosta do próprio país, rs. Não importa onde estejam, sempre vão achar defeito. Talvez essas pessoas sejam mais felizes quando voltarem à terra natal.

      Nossa, quatro anos na Alemanha! Como passa rápido! Acho que comecei a ler seu blog quando você ainda estava no Brasil...

      Sim, tudo na Suíça é supercaro, rs. Por outro, a qualidade de vida é muito alta. Como não somos consumistas, acho que não teremos maiores problemas. Não pode é converter os preços para real...

      Beijos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...